Os tipos de madeira para construir móveis de áreas externas

belíssima casa de madeira com móveis de madeira próximos à piscina
Os tipos de madeira para construir móveis de áreas externas

Para áreas externas, apenas as aparências dos móveis não são suficientes na hora da escolha. É preciso se preocupar com a qualidade da peça, afinal seu móvel ficará suscetível às ações climáticas, como: frio, calor e umidade, isso sem falar em pragas e fungos.

Por isso é tão importante saber quais os tipos mais indicados de madeira para a construção destes móveis.

Nós, da Eco Brasil Madeireira, selecionamos alguns tipos de madeira ideais para o móvel de área externa. 

Madeira Cambaru

De brilho moderado e cheiro imperceptível a madeira cambaru tem aspecto fibroso atenuado e superfície pouco lustrosa. Sua cor é castanho-claro-amarelado.  A durabilidade da madeira cambaru, quando em contato com o solo, é superior a 12 anos, o que faz com que ele seja uma excelente opção para bancadas de espaços gourmet e churrasqueiras. 

Madeira de Ipê

A madeira de ipê possui coloração pardo ou castanho, com reflexos amarelados ou esverdeados. Sua superfície é sem brilho;  de cheiro imperceptível. Sua densidade é alta e sua textura fina. Essa madeira confere ao móvel requinte e sofisticação. Ideal para móveis como espreguiçadeiras, por exemplo. 

poltrona feita de madeira para jardim

Madeira pau-amarelo

O pau-amarelo tem brilho moderado e boa resistência a cupins. Amarelo, como o próprio nome diz, seu brilho é moderado e o seu cheiro imperceptível. Sua durabilidade pode ser de até 15 anos e é ideal para móveis de jardim. Por ser um tipo de madeira mais sensível à fungos não é indicado sua instalação próxima à piscinas.

Maçaranduba

A madeira maçaranduba tem a coloração vermelho-claro tornando-se vermelho-escuro com o tempo, mas não fica danificada nem tampouco perde a beleza. Além disso tem brilho e é de cheiro imperceptível tem densidade alta e textura fina. É uma madeira resistente à fungos e cupins. Dela pode ser feito móveis como mesas e cadeiras para varandas.

belo jardim com conjunto de mesa e cadeiras em madeira

Madeira de reflorestamento

De cor branco-amarelado e brilho moderado, a madeira de reflorestamento tem cheiro distinto característicos (resina). Esta madeira é uma alternativa sustentável para móveis de áreas externas. Costumam ser usadas na mobília de casas de praia ou de campo e grandes áreas externas.

Principais madeiras de reflorestamento

As principais madeiras de reflorestamento são: o Cedro, Jatobá, Teca, Eucalipto e Pinus. Eles geralmente são utilizados na produção de espreguiçadeiras, bancos, mesinhas, cadeiras e pergolados.

Portanto, se você estiver procurando madeiras sustentáveis estas são ótimas opções.

Gostou deste post? Então comente e compartilhe! Esse espaço é todo seu!

Faça um orçamento com quem tem experiência.
Temos material e mão-de-obra especializada.
Contate já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *